A minha escola é um aquário

Dimensões ambiental, histórica e literária

Público1º Ciclo - Escola de Almedina

Obras/recursos usados

  • O menino que descobriu o mar - José Agualusa
  • A ciência da Água - Science4you
  • SuperTmatik - Marine World Quis
  • As aventuras de Sammy
  • Pop-up 360º Oceano - Matteo Gaule, Nadia Fabris
  • A menina gotinha de água - Papiniano Carlos
  • O dia em que o mar desapareceu, José Fanha "Livros que nos fazem crescer" (Cátedra UNESCO em Biodiversidade) 

Área Curricular/Conteúdos

Português:

  • Ler textos diversos;
  • Apropriar‐se de novos vocábulos;
  • Elaborar e aprofundar conhecimentos.

Estudo do Meio:

  • À descoberta do ambiente natural: Os seres vivos do seu ambiente; Conhecer aspetos físicos e seres vivos de outras regiões ou países; Os aspetos físicos do meio local.

Expressão Plástica:

  • Descoberta e organização progressiva de volumes/superfícies;
  • Exploração de técnicas diversas de expressão.

Cidadania

  • Direitos Humanos;
  • Igualdade de Género;
  • Interculturalidade;
  • Desenvolvimento Sustentável;
  • Educação Ambiental;
  •  Saúde.

Contexto: sala de aula, apoio educativo às turmas/articulação com a biblioteca Escolar - diversas sessões

Produtos: Construção de um aquário gigante no espaço da biblioteca escolar, com a participação de todos os alunos, desde o pré-escolar ao 4º ano, envolvendo também os alunos autistas da unidade de ensino estruturado.

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Pelo Mondego até à foz ...

Dimensões ambiental, histórica e literária 

Público: 2º Ciclo - Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio

Obras/recursos usados:

  • A História o Planeta Terra- Abigail Wheatley
  • A História dos Grandes Exploradores- Anna Claybourne
  • Fernão de Magalhães - José Jorge Letria
  • Os animais do mar para sentir - Edicare 
  • Os oceanos em 30 segundos -Jen Green 
  • A ciência da Água - Science4you 
  • SuperTmatik - Marine World Quis 
  • Reis de Portugal, D. Manuel I, o Venturoso
  • O Imperador - DVD

Área Curricular/Conteúdos:

História e Geografia de Portugal

  • Desenvolver técnicas elementares de pesquisa;
  • Conhecer episódios da História regional e local, valorizando o património histórico e cultural;
  • Desenvolver capacidades de observar, conhecer, interrelacionar e representar as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e territórios geográficos;
  • Caraterizar a rede hidrográfica da região onde habita;
  • Conhecer o maior rio nacional que corre na região onde habita e junto à Escola;
  • Identificar algumas características da arte românica em edifícios localizados na cidade onde habita;
  • Reconhecer a importância do Castelo de Montemor- o-Velho na defesa da linha do Mondego durante a Reconquista Cristã;
  • Utilizar linguagens e suportes diversos na transmissão e divulgação do conhecimento histórico-geográfico;
  • Desenvolver a sensibilidade estética.

Cidadania e Desenvolvimento:

  • Desenvolver o relacionamento interpessoal através da metodologia do trabalho em grupo;
  • Desenvolver atitudes de aceitação da diferença, cooperação e partilha de opiniões/experiências;
  • Promover a consciencialização ambiental e a mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais, nomeadamente, poluição dos rios e dos mares.

Produtos:

  • Rosa dos ventos;
  • Jogo do Galo - realizado no âmbito do ATL estando disponível para utilização autónoma - atividades lúdicas, mas associadas ao mar - literacia do oceano;
  • Maquete- representação da bacia hidrográfica do rio Mondego, da nascente até à foz, atravessando Coimbra;
  • Visita à conserveira.

Contexto: sala de aula, consolidando conhecimentos, apoio educativo às turmas/articulação com a biblioteca Escolar - diversas sessões

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Medição do meio dia solar
Medição do meio dia solar

Viagem virtual...

Dimensões ambiental,histórica e literária

Público: 3º Ciclo - Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio

Obras /recursos usados: 

Fernão de Magalhães - José Jorge Letria 

Os animais do mar para sentir - Edicare 

Os oceanos em 30 segundos -Jen Green

Para além do fim do Mundo - Laurence Bergreen 

Reis de Portugal, D. Manuel I, o Venturoso - DVD


Área Curricular/Conteúdos:

História

  • Portugal nos séculos XV e XVI: A expansão portuguesa no século XV e XVI; As grandes viagens transatlânticas; Compreender os séculos XV e XVI como um período de ampliação dos níveis de multiculturalidade das sociedades.

Geografia

  • Compreender a diversidade de representações cartográficas;
  • Aplicar o conhecimento de escalas no cálculo de distâncias reais;
  • Aplicar o conhecimento das coordenadas geográficas na localização de um lugar;
  • Compreender geométricos da esfera terrestre na localização absoluta;
  • Compreender a importância do processo de orientação na localização relativa;
  • Conhecer as especificidades físicas e humanas dos diferentes continentes. 

Físico-Química

  • O Universo: Planetas e sistemas planetários; O céu noturno e as constelações
  • A Terra, Lua e forças gravíticas: A Terra, o nosso planeta; Orientação pelo sol

Matemática

  • Recolher, organizar e representar dados recorrendo a diferentes representações
  • Planear e realizar estudos estatísticos

Português

  • Educação literária/Leitura:Texto poético: tema; Expressão de sentimentos, ideias e pontos de vista
  • Oralidade: Interpretação e compreensão do oral
  • Escrita: Produção e ilustração de textos

Contexto: sala de aula, consolidando conhecimentos, apoio educativo às turmas/articulação com a biblioteca Escolar - diversas sessões

Produtos: 

  • Recriação da viagem de Fernão de Magalhães através do Google Maps
  • Medição do meio dia solar  

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Ondas de poesia com Sophia de Mello Breyner Andresen

Dimensões ambiental,histórica e literária 

Mar Sonoro

Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho.
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Público: Ensino Secundário- Escola Secundária Jaime Cortesão 

Obras/recursos usados:

Os peixes não têm pés - Jón Kalman Stefánsson 

O misterioso mundo dos oceanos - Frank Schatzing 

Poemas e poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen 

"O Som Da Guitarra É A Alma De Um Povo" - José Cid 

Área Curricular/Conteúdos:

Educação Literária 

  • Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas;
  • Utilizar uma expressão oral correta, fluente e adequada a diversas situações de comunicação;
  • Ler e interpretar textos escritos de complexidade crescente e de diversos géneros, apreciando criticamente o seu conteúdo e desenvolvendo a consciência reflexiva das suas funcionalidades;
  • Ler, interpretar e apreciar textos literários, portugueses e estrangeiros, de diferentes épocas e géneros literários;
  • Desenvolver o espírito crítico, no contacto com textos orais e escritos e outras manifestações culturais.

Contexto: sala de aula e biblioteca Escolar, Curso Profissional de Apoio à Infância.

Produtos: Restauração de uma caravela, tendo por base a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen e Fernando Pessoa.

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