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A minha escola é um aquário
Dimensões ambiental, histórica e literária
Público: 1º Ciclo - Escola de Almedina
Obras/recursos usados:
- O menino que descobriu o mar - José Agualusa
- A ciência da Água - Science4you
- SuperTmatik - Marine World Quis
- As aventuras de Sammy
- Pop-up 360º Oceano - Matteo Gaule, Nadia Fabris
- A menina gotinha de água - Papiniano Carlos
- O dia em que o mar desapareceu, José Fanha "Livros que nos fazem crescer" (Cátedra UNESCO em Biodiversidade)
Área Curricular/Conteúdos
Português:
- Ler textos diversos;
- Apropriar‐se de novos vocábulos;
- Elaborar e aprofundar conhecimentos.
Estudo do Meio:
- À descoberta do ambiente natural: Os seres vivos do seu ambiente; Conhecer aspetos físicos e seres vivos de outras regiões ou países; Os aspetos físicos do meio local.
Expressão Plástica:
- Descoberta e organização progressiva de volumes/superfícies;
- Exploração de técnicas diversas de expressão.
Cidadania
- Direitos Humanos;
- Igualdade de Género;
- Interculturalidade;
- Desenvolvimento Sustentável;
- Educação Ambiental;
- Saúde.
Contexto: sala de aula, apoio educativo às turmas/articulação com a biblioteca Escolar - diversas sessões
Produtos: Construção de um aquário gigante no espaço da biblioteca escolar, com a participação de todos os alunos, desde o pré-escolar ao 4º ano, envolvendo também os alunos autistas da unidade de ensino estruturado.
Ond@s do S@ber/Knowledge w@ves /La v@gue de la connaissance#
Pelo Mondego até à foz ...
Dimensões ambiental, histórica e literária
Público: 2º Ciclo - Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio
Obras/recursos usados:
- A História o Planeta Terra- Abigail Wheatley
- A História dos Grandes Exploradores- Anna Claybourne
- Fernão de Magalhães - José Jorge Letria
- Os animais do mar para sentir - Edicare
- Os oceanos em 30 segundos -Jen Green
- A ciência da Água - Science4you
- SuperTmatik - Marine World Quis
- Reis de Portugal, D. Manuel I, o Venturoso
- O Imperador - DVD
Área Curricular/Conteúdos:
História e Geografia de Portugal
- Desenvolver técnicas elementares de pesquisa;
- Conhecer episódios da História regional e local, valorizando o património histórico e cultural;
- Desenvolver capacidades de observar, conhecer, interrelacionar e representar as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e territórios geográficos;
- Caraterizar a rede hidrográfica da região onde habita;
- Conhecer o maior rio nacional que corre na região onde habita e junto à Escola;
- Identificar algumas características da arte românica em edifícios localizados na cidade onde habita;
- Reconhecer a importância do Castelo de Montemor- o-Velho na defesa da linha do Mondego durante a Reconquista Cristã;
- Utilizar linguagens e suportes diversos na transmissão e divulgação do conhecimento histórico-geográfico;
- Desenvolver a sensibilidade estética.
Cidadania e Desenvolvimento:
- Desenvolver o relacionamento interpessoal através da metodologia do trabalho em grupo;
- Desenvolver atitudes de aceitação da diferença, cooperação e partilha de opiniões/experiências;
- Promover a consciencialização ambiental e a mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais, nomeadamente, poluição dos rios e dos mares.
Produtos:
- Rosa dos ventos;
- Jogo do Galo - realizado no âmbito do ATL estando disponível para utilização autónoma - atividades lúdicas, mas associadas ao mar - literacia do oceano;
- Maquete- representação da bacia hidrográfica do rio Mondego, da nascente até à foz, atravessando Coimbra;
- Visita à conserveira.
Contexto: sala de aula, consolidando conhecimentos, apoio educativo às turmas/articulação com a biblioteca Escolar - diversas sessões
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Viagem virtual...
Dimensões ambiental,histórica e literária
Público: 3º Ciclo - Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio
Obras /recursos usados:
Fernão de Magalhães - José Jorge Letria
Os animais do mar para sentir - Edicare
Os oceanos em 30 segundos -Jen Green
Para além do fim do Mundo - Laurence Bergreen
Reis de Portugal, D. Manuel I, o Venturoso - DVD
Área Curricular/Conteúdos:
História
- Portugal nos séculos XV e XVI: A expansão portuguesa no século XV e XVI; As grandes viagens transatlânticas; Compreender os séculos XV e XVI como um período de ampliação dos níveis de multiculturalidade das sociedades.
Geografia
- Compreender a diversidade de representações cartográficas;
- Aplicar o conhecimento de escalas no cálculo de distâncias reais;
- Aplicar o conhecimento das coordenadas geográficas na localização de um lugar;
- Compreender geométricos da esfera terrestre na localização absoluta;
- Compreender a importância do processo de orientação na localização relativa;
- Conhecer as especificidades físicas e humanas dos diferentes continentes.
Físico-Química
- O Universo: Planetas e sistemas planetários; O céu noturno e as constelações
- A Terra, Lua e forças gravíticas: A Terra, o nosso planeta; Orientação pelo sol
Matemática
- Recolher, organizar e representar dados recorrendo a diferentes representações
- Planear e realizar estudos estatísticos
Português
- Educação literária/Leitura:Texto poético: tema; Expressão de sentimentos, ideias e pontos de vista
- Oralidade: Interpretação e compreensão do oral
- Escrita: Produção e ilustração de textos
Contexto: sala de aula, consolidando conhecimentos, apoio educativo às turmas/articulação com a biblioteca Escolar - diversas sessões
Produtos:
- Recriação da viagem de Fernão de Magalhães através do Google Maps
- Medição do meio dia solar
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Ondas de poesia com Sophia de Mello Breyner Andresen
Dimensões ambiental,histórica e literária
Mar Sonoro
Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho.
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Público: Ensino Secundário- Escola Secundária Jaime Cortesão
Obras/recursos usados:
Os peixes não têm pés - Jón Kalman Stefánsson
O misterioso mundo dos oceanos - Frank Schatzing
Poemas e poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen
"O Som Da Guitarra É A Alma De Um Povo" - José Cid
Área Curricular/Conteúdos:
Educação Literária
- Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas;
- Utilizar uma expressão oral correta, fluente e adequada a diversas situações de comunicação;
- Ler e interpretar textos escritos de complexidade crescente e de diversos géneros, apreciando criticamente o seu conteúdo e desenvolvendo a consciência reflexiva das suas funcionalidades;
- Ler, interpretar e apreciar textos literários, portugueses e estrangeiros, de diferentes épocas e géneros literários;
- Desenvolver o espírito crítico, no contacto com textos orais e escritos e outras manifestações culturais.
Contexto: sala de aula e biblioteca Escolar, Curso Profissional de Apoio à Infância.
Produtos: Restauração de uma caravela, tendo por base a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen e Fernando Pessoa.
Ond@s do S@ber/Knowledge w@ves /La v@gue de la connaissance